Estudos anteriores já haviam relacionado dietas ricas em lacticínios e carne com alto teor de gordura com uma menor qualidade do esperma quando comparado com o de homens que mantêm dietas mais ricas em fruta e legumes.
Este novo estudo foi publicado na revista Fertility and Sterility, da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.
Numa próxima etapa da investigação, os cientistas vão avaliar se o consumo de suplementos vitamínicos, terá o mesmo efeito que o consumo regular de uma dieta rica em frutas e legumes.
Até porque os problemas de infertilidade são crescentes em todo o mundo e será em muitos casos mais fácil tomar suplementos do que alterar hábitos de uma vida.