O risco de Morte Súbita é significativamente mais baixo entre os bebés amamentados, mesmo que não seja em exclusivo, do que
entre os bebés alimentados com fórmula.
A amamentação reduz o risco de Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL). Um novo estudo revelou que os bebés amamentados,
especialmente quando a amamentação é exclusiva, têm menos probabilidades de morrer de SML, ou seja, uma paragem cardio-respiratória
repentina que acontece normalmente durante o sono, devido a causas desconhecidas, em bebés com menos de 12 meses de idade.
Apesar de não ter sido ainda explicada a forma como a amamentação protege os bebés da SMSL, os investigadores avançam
que pode estar relacionada com o facto de os bebés amamentados ficarem menos sujeitos a pequenas infecções que, é sabido,
aumentam o risco de SMSL. O estudo foi realizado na Escola de Medicina da Universidade da Virgínia, EUA, e baseou-se no cruzamento
de dados de 18 estudos anteriores. E concluiu que a incidência de SMSL é 60 por cento mais baixa entre os bebés amamentados
(mesmo que seja em combinação com leite de fórmula) do que entre aqueles que não são amamentados. Para aqueles que são amamentados
em exclusivo (alimentados apenas com o leite materno mesmo que seja por um período curto de tempo) o risco de SMSL é 70 por
cento mais baixo do que para aqueles que não foram amamentados. Os resultados foram publicados no jornal Pediatrics.